Atendimento aos
síndicos e condôminos efetuado por gerentes especializados.
Com eficiência e profissionalismo, nossa missão é buscar soluções que facilitam ao máximo o processo administrativo do seu condomínio.

Desfrute do melhor que
o litoral pode oferecer e conte com nosso know how para realizar a gestão do seu condomínio.

NOSSOS INFORMATIVOS

Confira nossos informativos com dicas e novidades na área de segurança e conservação de condomínios.


PLANO DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO - PPCI

 

O QUE É MESMO UM PPCI?

 

O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio é um processo que todo o proprietário ou responsável por prédios com instalações comerciais, industriais, de diversões públicas e edifícios residenciais com mais de uma economia e mais de um pavimento, deverá possuir e que poderá ser encaminhado ao Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, diretamente pelo proprietário de modo voluntário ou após receber a Notificação de Adequação (NA), expedida pelo Corpo de Bombeiros, obedecendo aos prazos legais para o cumprimento da Notificação.

 

 

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE IMPLANTAR O PPCI?

 

Preservar e proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, em caso de incêndio;

Dificultar a propagação do incêndio, preservando a vida, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimônio;

Proporcionar meios de controle e extinção do incêndio;

Proporcionar a continuidade dos serviços nas edificações e áreas de risco de incêndio;

 

Condomínios possuem diversas unidades autônomas, sejam comerciais ou residências, com grupos diversos vivendo em uma mesma edificação. Existem riscos de incêndios tais como vazamentos de gás, curtos circuitos em instalações elétricas antigas ou mal feitas, armazenamento indevidos de materiais inflamáveis, esquecimento de velas acesas e de equipamentos elétricos ligados entre outros.

 

O PPCI não pode evitar todos os riscos, mas pode fazer o primeiro combate, para que um princípio de incêndio não se transforme em catástrofe. Manter os equipamentos de combate a incêndio em boas condições, escadas com corrimões contínuos em ambos os lados, degraus com piso anti derrapante, fazem toda a diferença quando ocorre um sinistro.

 

 

 

A RESPONSABILIDADE DO SÍNDICO:

 

Sob pena de o condomínio sofrer pesadas multas, antes de iniciar o ano de 2019, deverá ser protocolado o pedido de análise do PPCI do condomínio junto ao Corpo de Bombeiros Militar. Embora a responsabilidade pelo PPCI seja do proprietário e/ou dos usuários a qualquer título, em se tratando de condomínio as providências devem ser tomadas pelo Síndico, nos termos do que estabelece o artigo nº 1.348 da Lei 10.406/2002 (Código Civil Brasileiro). A elaboração do PPCI e a execução das medidas de prevenção recomendadas no respectivo Plano, devem ser feitas através de Arquiteto ou Engenheiro devidamente habilitado junto ao respectivo Conselho Profissional - CAU ou CREA.

 

Assim sendo, orientamos que os síndicos examinem a situação do seu condomínio, verificando se existe PPCI e se o mesmo está em dia. Caso esteja em dia, verificar qual é o prazo de validade, pois a renovação deverá ser solicitada 60(sessenta) dias antes do vencimento. Se o condomínio não tiver PPCI, deverão ser tomadas providências para que o mesmo seja feito e protocolado nos bombeiros antes do inicio do ano de 2019. Para maiores esclarecimentos recomendamos o acesso ao site do Corpo de Bombeiros, www.bombeiros-bm.rs.gov.br, onde é possível consultar toda a legislação sobre o tema.

 

 

 

LEGISLAÇÃO:

 

A Lei que rege o PPCI atualmente é a 14.376/13 atualizada pela Lei 14.924/16 regulamentada pelo Decreto 51.803/14 atualizado pelo Decreto 53.280/16 e Resoluções Técnicas do CBMRS.

 

 

 

TAC - Assessoria em condomínios - Fonte: SECOVI-RS

 


MEDICINA OCUPACIONAL EM CONDOMÍNIOS
  O QUE É PPRA ?   São as iniciais do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais - PPRA. Trata-se de uma legislação federal, especificamente a Norma Regulamentadoras no 09, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano de 1994. ...

NRB 16 280( REGRAS MAIS RÍGIDAS EM REFORMAS)
A ABNT(Associação Brasileira de Normas Tecnicas) publicou uma nova norma que diz respeito a todas as edificações brasileiras. A norma 16 280 entrou em vigor em 18/04/2014. De acordo com ela: - Toda alteração estrutural dentro das unidades, como quebra de pa...

Solicite uma Proposta

Solicite uma proposta com a TAC e conheça tudo que podemos oferecer a você.
(51) 3664-2572
contato@tacassessoria.com.br
Rua Júlio de Castilho, 266
Torres, RS, Centro - 95560-000
ASSOCIADA AO
 
EMPRESA PARCEIRA